30 de ago de 2011

TAI CHI FOR KIDS

No GLOBO REPORTER de 19/08, nos preocupou ver que um dos temas abordados foi o de crianças e adolescentes que agora andam sofrendo de estresse e ansiedade crônicos, alguns inclusive tendo que recorrer a dietas, terapia e medicação específica para seus casos. E olha que males como estes eram antes considerados apenas da esfera do mundo adulto.

Isso nos lembrou também que, recentementem, nossa colega Violet Li escreveu um artigo sobre obesidade infantil, outro caso comum nos Estados Unidos e que já anda assombrando os jovens brasileiros.  E o que ela observou pelos feedbacks e comentários sobre o artigo foi que já é senso comum que os benefícios do do Taiji são significativos também para esta tenra idade, não só ajudando no controle do peso, mas também nos ajustes de comportamento.

Uma das indicações de leitura que Violet faz é do livro do Mestre Jose Figueroa, "Tai Chi for Kids". Master Figueroa é formado em educação física e ciência da saúde, estuda artes marciais e Taiji há mais de 20 anos e é discípulo de Ren Guangyi. Figurando em várias listas de campeões marciais americanos e internacionais, em 1992 Mestre Figueroa fundou a Rede Holística de Tai Chi, com o objetivo de aplicar a prática do Taiji estilo Chen no tratamento de pacientes com estresse pós-traumático, pacientes com lesões na coluna e também de dependentes de drogas. Nesta mesma época ele trabalhou também em parceria com o Conselho Educacional da Cidade de Nova Iorque e desenvolveu aulas especiais para para o currículo das escolas desta cidade. Como resultado da empreitada ele ensinou Taiji para mais de 3.000 crianças.

Com este projeto Mestre Figueroa pôde observar como a prática do Taiji ajudou a melhorar o comportamento e a concentração destas crianças, inclusive daquelas que tomavam medicação [Ritalin] para controle da 'Síndrome de Deficit de Atenção'.

Segundo ele as crianças gostam de um desafio, e exatamente por isso o intrincado estilo Chen tem um apelo maior para eles. Seu conteúdo pedagógico incluiu, o Zhanzhuang, os exercícios do Cansigong, uma forma de mãos livres e Tui Shou - este último utilizado principalmente para ilustrar a importância do equilíbrio entre o Yin e o Yang, e como usar esta habilidade para lidar com conflitos. Deste esquema básico saíram combinações variadas de planos de aula, cada um adequado às características específicas de cada turma.

Toda esta experiência resultou no livro "Tai Chi For Kids", escrito à quatro mãos com, o também artista marcial, Shifu Stephan Berwick. Stephan contribuiu com a parte teórica dos princípios e história do Taiji, enquanto que Mestre Figueroa entrou com a parte prática que sua experiência ensinando Taiji para crianças podia proporcionar.

Mas não se iluda! Este livro não traz 'receitas' e instruções passo-a-passo, tão pouco uma grade curricular prontinha. Sabendo que crianças são impacientes e inquietas, Mestre Figueroa mostra como estruturar uma aula dando dicas de jogos, atividades e pequenas competições, de forma a mantê-los interessados e engajados. A partir destas dicas, aí sim, você mesmo poderá montar suas aulas para crianças e adolescente. Fica a dica!

FICHA TÉCNICA:
ISBN: 0804835632
Páginas: 48 p.
Idioma: Inglês

Adaptado da dica original de Violet Li,
publicada no site National Taichi Examiner
Adaptado e traduzido por Soraya Lacerda
Fotos do artigo original, creditadas a Jose Figueroa.
Outros artigos de Violet Li traduzidos para o IFTB, aqui.

.

Um comentário:

Marcus Evandro disse...

Meu nome é Marcus Evandro, e sou aluno do IFTB.
Gostei muito da dica do Tai Chi for Kids.
Já algum tempo que quero ensinar Tai Chi para meu neto Vitor de 8 anos, inclusive ontem já comentei, e ele ficou animadíssimo.
Este artigo veio de encontro e abriu uma porta para que eu possa concretizar essa intenção.