20 de jun de 2012

TAI CHI CHUAN E O TAMANHO DO SEU CÉREBRO

Foto :: Waldemir Barreto
Estudo recente, conduzido pela Universidade da Flórida (EUA) em parceria com a Universidade de Fudan (Shanghai), chegou à conclusão de que a prática do Tai Chi Chuan aumenta efetivamente o tamanho do cérebro.

O estudo foi publicado ontem pelo Journal of Alzheimer’s Disease.

Outros estudos já mostraram também que a demência, e a síndrome da deterioração cognitiva gradual que a precede, estão associadas com a evolução do encolhimento do cérebro, que acontece naturalmente com a chegada da idade, por volta dos 60, 70 anos. 

Já está comprovado, todavia, que o aumento da massa encefálica em adultos que praticavam alguma atividade aeróbica. Mas esta é a primeira vez que se comprova que uma atividade anaeróbica como o Tai Chi, tem o mesmo efeito, além do consequente aumento da capacidade de memória e de raciocínio, por envolver também uma atividade mental combinada à atividade física.

Com isso, o Tai Chi estaria bem próximo de ser considerado um exercício perfeito, para nos manter física e mentalmente ativos e estáveis com a chegada da idade. De acordo com os pesquisadores, atividades com esta combinação teria o poder de reduzir a incidência de doenças neurodegenerativas - como o Alzheimer- por estimular áreas estratégicas do cérebro.
 Fonte da notícia:
Artigo original do estudo [em inglês]:

Um comentário:

Sales (Saresu) disse...

Post mais que apropriado. Não é de hoje que me perguntam sobre os benefícios do Tai Chi Chuan.
Mais um para a lista.
Obrigado ao TaoLu por mais essa!
Saúde e longevidade para todos!