3 de set de 2012

O IFTB AGORA É TAOLU!

"Há alguns anos atrás, em uma conversa com meu amigo Siegfried Elsner, surgiu a ideia de criar um curso de Tai Chi Chuan com a sequência de 24 movimentos simplificados, sequência esta que era a praticada gratuitamente em nossa querida Praça da Harmonia Universal (PHU), onde muitos frequentadores tinham o desejo de não só seguir a prática mas também dominar a técnica e aprofundar seus princípios e fundamentos. Para esta empreitada, convidamos também outro amigo, o Dr. Aristein Woo, filho de nosso grande mestre inspirador, o Dr. Woo. E assim, em 2005, começamos a ministrar cursos de Tai Chi em Brasília. Iniciamos nossas atividades de multiplicação do Tai Chi Chuan na Escola Classe da 104 Norte. Nessa primeira fase, nossos cursos eram de curta duração, com duas a três turmas de Tai Chi Chuan por ano. Por quatro anos mantivemos estes cursos, porém em 2008 verificamos que nosso formato de trabalho não mais atendia à necessidade de nossos alunos e tão pouco ia ao encontro de nossa visão de expansão deste trabalho. Este era o início do que em 2009 viria a se tornar o IFTB – Instituto de Formação de Tai Chi Chuan de Brasília.

Nesta nova fase, nos profissionalizamos, constituímos uma empresa, firmamos parcerias com associações nacionais e internacionais, e em três anos nos tornamos uma escola de referência nacional na contribuição para a promoção da Arte e Filosofia do Tai Chi Chuan. Em Brasília, participamos da capacitação dos profissionais da Secretaria de Saúde para implantação do Tai Chi Chuan em postos de Saúde e Hospitais, onde muitos desses profissionais continuam estudando em nossa escola; formamos em torno de 50 professores que atuam ensinando Tai Chi Chuan em diversas áreas da cidade, incluindo os facilitadores da PHU com a qual mantemos um convênio e parceria na organização de eventos de Tai Chi e Cultura Chinesa; mantemos uma média de 70 alunos que estudam regularmente em nossa escola (cursos de formação, cursos regulares, aulas particulares), um ambiente agradável e com programação e metodologia de ensino que a cada ano vem atendendo e superando as expectativas de nossos alunos.

No Brasil, em parceria com a World Chen Xiaowang Taijiquan Association (WCTA-BR), organizamos grupos para participar de uma média de cinco seminários de estudo do Tai Chi Chuan por ano, nas cidades de Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Bariloche (Argentina) e também na China.

Em nossa experiência de trabalho acumulada desde 2005, identificamos na convivência com nossos alunos e também com outros praticantes, o interesse e fascínio quase inesgotável pelo que o Oriente tem a nos ensinar no que diz respeito a arte marcial, ciência humana e filosofia. Somando-se a isso, há também a globalização e as mudanças no eixo econômico, onde o Oriente (especialmente a China) e a América do Sul (com o Brasil em destaque), chamam a atenção do mundo e geram uma convivência cada vez maior dessas nações. Surge daí a necessidade de promover de forma mais ampla o encontro entre o Oriente e o Ocidente, onde a Cultura é o principal caminho que se tem para criar a ponte que liga pessoas e nações. Somente através da compreensão da cultura de uma nação que se pode mergulhar na alma de seu povo e compreender seus segredos de sucesso e fracasso. 

Neste contexto, o IFTB assume seu importante papel de instrumento de união entre culturas e aprimora sua atuação passando a ser, a partir de agora, o TAOLU – Instituto de Cultura Oriental, um instituto mais completo e eficiente na busca da excelência na prestação de serviço que proporcionem a oportunidade de aprendizado e de intercâmbio das artes e das culturas orientais e ocidentais, no Brasil e no Mundo. 

Sendo assim, sejam bem-vindos ao novo IFTB... sejam bem-vindos ao TAOLU!"

Foto :: Waldemir Barreto


É sócio fundador do IFTB 
e agora Diretor Geral do TAOLU.









Nenhum comentário: