12 de jun de 2013

DESAFIO CHEN - 2013

Começa neste próximo sábado, dia 15/06, o nosso já tradicional DESAFIO CHEN anual.
 
 
Convidamos a todos os alunos que já estejam familiarizados com o Zhanzhuang, com a rotina completa do Cansigong [os 19 exercícios] e com a execução completa da forma Lao Jia Yi Lu para se juntarem a nós neste desafio, por 3 sábados seguidos, a partir deste próximo sábado, na Escola Classe da 104 Norte.

O QUE É?
O Desafio Chen teve sua primeira edição em 2011, e tem como objetivo principal proporcionar ao aluno que já domina a rotina Lao Jia Yi Lu, uma experiência individual e desafiadora, onde o desafio é travado entre o aluno e ele mesmo. Objetiva, também, permitir que o aluno experimente a conbinação encadeada do Zhanzhuang, com o Cansigong e com a forma - no caso a Lao Jia - para que sinta na prática, perceba, registre e compartilhe com os outros participantes suas sensações e conclusões pessoais.

A metodologia é simples, mas especialmente construída para que o aluno sinta-se tranquilo e seguro para participar deste evento, galgando a cada encontro um grau maior da exigência de suas habilidades.

A atividade será dividida em três encontros, com uma evolução do grau de dificuldade, de um encontro para o outro. O aluno poderá participar de apenas um encontro, de dois encontros isolados, ou de todos. Poderá, ainda, durante cada etapa, interromper a sua prática individual caso sinta necessidade de descansar, retomando a execução posteriormente (ou não, se achar melhor), e reiniciar a prática a partir de um determinado momento já iniciado. O Zhanzhuang, o Cansigong e a Lao Jia [bem como suas repetições, quando for o caso] serão executados em sequência, sem pausas entre uma forma e outra.

O SILÊNCIO
Em cada encontro, a prática inteira será feita em SILÊNCIO, com um professor-coordenador falando somente quando for necessário, para conduzir a prática. Qualquer interrupção individual da prática ou entrada tardia, deverá ser feita em silêncio, para não comprometer o desenrolar sequencial da atividade. Após o encerramento, teremos uma roda de conversa, quando então todos poderão manifestar suas dúvidas, opiniões, sensações, dificuldades, vitórias pessoais, etc.

QUANDO?
15/06 - das 7:00 às 9:00
Programação
: Zhanzhuang (20 min.), Cansigong completo (~40 min.) e Lao Jia Yi Lu completa (1 execução, ~20 min.)
e após a prática, uma roda de conversa para troca de experiências e comentários dos alunos e professores.
Coordenação: Profª. Mônica Han

22/06 - das 7:00 às 9:30
Programação
: Zhanzhuang (40 min.), Cansigong completo (~40 min.) e Lao Jia Yi Lu completa (2 execuções, ~35 min.)
e após a prática, uma roda de conversa para troca de experiências e comentários dos alunos e professores.
Coordenação: Prof. Magno Bueno

29/06 - das 7:00 às 10:00
Programação
: Zhanzhuang (60 min.), Cansigong completo (~40 min.) e Lao Jia Yi Lu conpmeta (3 execuções, ~50 min.)
e após a prática, uma roda de conversa para troca de experiências e comentários dos alunos e professores.
Coordenação: Profs. Mônica Han e Magno Bueno

O QUE LEVAR?
Uma vez que o Desafio Chen seguirá ininterrupto por algumas horas, sugerimos que você opte por roupas e calçados bem confortáveis. Além disso, como nossa atividade começará bem cedo, avançando por boa parte da manhã, traga também sua garrafinha de água e um pequeno lanche para você repor as energias após a prática, durante a conversa que teremos ao final.

ESPÍRITO COMPETIDOR
Por fim, pedimos apenas que você seja um "competidor" leal consigo mesmo. Não se poupe aquém do que você realmente der conta, mas tão pouco exija de si algo além dos seus limites reais. Como já dissemos antes, no Desafio Chen, a única pessoa a quem você deve prestar contas de sua performance é a você mesmo. Por isso, venha preparado para enfrentar esta competição individual, de você com VOCÊ. Afinal, ainda que estejamos praticando em grupo, essa será a Verdadeira Competição, e aquela que enfrentaremos sempre, diariamente, em nossa prática do Tai Chi Chuan.

Assim, nas sextas, vamos dormir cedo e bem... Até porque, acordar cedo também faz parte do Desafio!

E você que participará do Desfio, compartilhe conosco, aqui nos comentários, suas impressões.

 

2 comentários:

Clésia Reis disse...

Mais um ano de desafio....mais um ano de experiência Chen! Uma eterna construção e conhecimento de você mesmo. Acalmar, permitir aquetar-se e ter prazer na prática do Zhanzhuang me orientou a ficar 58 minutos na postura. Na sequência fizemos o Cansigong e três series da Lao Dian, 2h e 40 minutos ininterruptos. Indico essa experiência a todos os praticantes de Taichi.

Antônio Francisco disse...

Participei do desafio Chen em 2012 e neste ano. Foi muito bom. São três semanas em que a prática vai aumentando. Hoje foram quase três horas de treino ininterrupto. 1 hora de meditação, 40 minutos de Exercícios da Seda. Gosto particularmente de caminhar para trás porque é uma alegoria de uma estragégia para nossas dificuldades. E 3 Lao Jias seguidas, então são 75 movimentos x 3. É muito bom mesmo ver como a gente vai superando os limites e ficando mais enraizado e pronto para enfrentar os desafios da vida. Na avaliação, o pessoal sugeriu para o ano que vem: 1 hora e meia de meditação e 4 Lao Jias seguida. Haja disposição!! ;-)