23 de ago de 2013

AULAS DE TUISHOU [PUSHING HANDS]

Tuīshǒu
Neste mês de agosto o TAOLU inicia suas aulas de Taiji Tuishou, o Taijiquan [Tai Chi Chuan] com foco em sua aplicação marcial.
O Tuishou, conhecido por sua tradução literal para o inglês, "Pushing Hands", e em português por "Empurrar as Mãos", é um exercício de luta utilizado por diversos sistemas de arte marcial interna na China, conhecido com estilos Neijia, sendo o Taijiquan o mais famoso dentre esses. Sua larga utilização por esses estilos se justifica pela segurança num combate responsivo, onde o objetivo é desequilibrar o colega, na versão com a base fixa ou semifixa; ou derrubá-lo / retira-lo de um circulo, na versão com deslocamento.
 
O Tuishou é muito apreciado pelos praticantes de Taijiquan e outras artes marciais por desenvolver no praticante uma base forte das pernas e as habilidades de perceber e redirecionar a intenção e golpes do adversário, anulando a força do oponente. Isso é alcançado através da aplicação dos princípios fundamentais e filosofia das artes marciais internas, que são treinados durante a prática do Tuishou, como a postura corporal forte, a percepção da intenção, o relaxamento, a força interna, o equilíbrio entre os opostos (Yin e Yang), a transformação, e outros.
 
As aulas estão sendo ministradas no Centro de Treinamento Popó Fight Club, dentro do Minas Brasília Tênis Clube, de 18:00 às 19:30, sob a orientação do Mestre Magno Bueno. A aula compreende o treino com exercícios básicos e o 'embate' propriamente dito. O 'embate' é regulado de acordo com o nível de treinamento dos alunos, nível este determinado pela avaliação e orientação do professor, dentro de um processo definido por níveis de evolução no treino.

Mestre Magno treinado Tuishou com um aluno
Como se trata de um esporte combativo, o Tuishou também atrai a atenção de muitos que apreciam este aspecto recreativo das competições, que geralmente são realizadas dentro de competições maiores de Wushu ou Kungfu, como é conhecido o conjunto das artes marciais chinesas na China e no mundo. Para ilustrar uma competição de Tuishou, apresentamos um vídeo onde o Mestre Magno, sagrou-se campeão no Campeonato Mundial de Kuoshu (organização de Taiwan), na Cidade de Baltimore em 1997.
 

Lembramos que todos estão convidados para conhecer o Tuishou e experimentar uma aula às sextas-feiras.

O professor Magno Bueno e o professor assistente Rossano Gambeta esperam por vocês.

Até lá!

FONTES DAS IMAGENS
Ideogramas: Chen Kung Fu
Vídeo: Acervo pessoal do professor Magno Bueno
.

Nenhum comentário: