20 de set de 2013

CINEMA :: "TESOUROS DA CINA ANTIGA” & "YANGSHUO: A VILA GLOBAL DA CHINA”

O Grupo de Estudo da Cultura Chinesa em Brasília convida a todos para mais um evento cultural: a exibição dos documentários "Tesouros da China Antiga” – 中国古代瑰宝" (28 min) e "Yangshuo: A Vila Global da China” – 阳朔 - 中国的地球村." (26 min).


Em  “Tesouros da China Antiga”, teremos um resumo  dos legados materiais e culturais, da milenar civilização chinesa, à humanidade, desde as ruínas de Zhou Kou Dian, onde foi encontrado  o  “Homem de Pequim”,  até a Cidade Proibida (Gugong), o mais bem conservado conjunto de palácios imperiais do mundo; da civilização pré-histórica do jade aos objetos com inscrições que cristalizam o saber humano. Os traços dos caracteres, os bordados das roupas e as expressões das figuras de barro carregam ricos conteúdos históricos e inspiração. Faremos uma viagem desde a idade da pedra, passando pelas Dinastias Shang, Zhou, Qin, Han, Tang, Ming e Qing, sem esquecer os Períodos da Primavera e Outono e dos Reinos Combatentes. Tudo isso, em 28 minutos.


Em “Yangshuo – Uma Aldeia Global na China”, veremos os porquês de Yangshuo (Etnia Zhuang), Município de Guilin, nordeste de Guangxi, China, ser um destino indispensável em uma viagem pela China. No início, destacava-se apenas por sua paisagem natural, de rios e montanhas. Com a chegada dos turistas estrangeiros, de todas as nacionalidades, incluindo o presidente François Mitterrand, em 1992, e chineses, Yangshuo se tornou num lugar próprio para relaxar e curtir a vida. O convívio de culturas variadas resultou no maior English Corner da China e transformou uma rua de 1.400 anos na romântica Rua Ocidental. Isso sem falar do show Liu Sanjie, no Rio Li, à noite..

LOCAL:
Instituto Confúcio
Campus UnB - Universidade de Brasília
(ao lado da FIOCRUZ)

DATA/HORA:
21/SET (SAB), às 15h
R.S.V.P. por email:
 gechina@culturachinesadebrasilia.com

Imagens:
Divulgação GeChina
.

Nenhum comentário: