18 de nov de 2013

ESPETÁCULO FU YONG :: A ETERNA FORTUNA NA MONTANHA SAGRADA


Em comemoração ao Mês Cultural da China no Brasil, o Ministério da Cultura - com o patrocínio master da State Grid Brazil Holding e patrocínio da E M S Pharmao - traz para o Brasil o espetáculo “FU YONG – A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada”, com turnê passando por Natal, Salvador, Aracaju, Cuiabá, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia.

Resultado de uma parceria entre o San Xia Acrobatic Art Troupe e o Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe, o espetáculo traz acrobacia, dança e música para contar uma famosa lenda que retrata a vida de uma família pertencente à encantadora e misteriosa Etnia Miao, a quinta mais populosa das 56 etnias oficialmente reconhecidas pela República da China. Tradições milenares, ritos religiosos, figurinos coloridos e paisagens deslumbrantes compõem a dinâmica da performance que proporcionará ao espectador uma experiência reveladora das raízes civilizatórias chinesas.
 
O espetáculo aborda ainda, de forma mística, temas da vida cotidiana do povo Miao, tais como a relação entre passado e futuro, família e indivíduo, amor e casamento, nascimento, morte e o reencontro no Paraíso. Outro aspecto de destaque na apresentação é a relação do Homem com a natureza ao seu redor. Os 39 artistas (24 dançarinos, 7 cantores e 9 acrobatas) exibem performances acrobáticas de alta precisão mescladas com danças tradicionais, ritos religiosos e ritmos mitológicos que desvendarão toda a lendária cultura chinesa.
 
A apresentação é uma criação do renomado diretor Deng Lin considerado o arauto do realismo poético chinês no campo da acrobacia e danças coreográficas.

Especialmente para o Mês Cultural da China no Brasil foi criada uma nova versão da obra, em parceria e sob a supervisão dos diretores Gao Sen e Jiang Xiaoping. “A China tem uma forte ligação com suas histórias originais e culturais, sempre embebidas no misticismo, assim como o Brasil. Entretanto, apesar das raízes continuarem vivas, como a Montanha Sagrada e o Sol, as origens correm perigo a medida que o mundo busca um desenvolvimento cada vez mais rápido e agressivo. As futuras gerações podem perder a conexão com seus verdadeiros alicerces. Nosso trabalho está focado justamente no movimento inverso: o da preservação e valorização das tradições. Acreditamos portanto que o senso comum poderá se identificar com os nossos objetivos. Esta é nossa primeira turnê internacional que, por isso mesmo, apresentará o máximo de autenticidade. Nossos artistas nasceram e cresceram mergulhados nas etnias de Miao e Tujia, carregando desta forma a essência da Montanha Sagrada na alma” revela o Diretor Gao Sen.
 
O Mês Cultural da China no Brasil é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura do Brasil e da China, capitaneada pela Embaixada da China no Brasil. “Para a Embaixada da China é uma grande honra apresentar para o público brasileiro um espetáculo que mostra a essência das nossas tradições milenares” declara Sr. Zheng Kejun, Conselheiro Cultural da Embaixada da China.
 
FICHA TÉCNICA
福 咏 - FU YONG – A Eterna Fortuna na Montanha Sagrada
San Xia Acrobatic Art Troupe
Chongqing (Qianjiang) Ethnic Song and Dance Troupe
Concepção Original: Deng Lin
Direção Geral e Artística: Gao Sen e Jiang Xiaoping
Representação Artística: Gianluca Zanon, Wen Wen
Direção de turnê: Monica Margato
Gerente de Palco: Robério Santana
Realização: Kommitment Produções Artísticas
Duração: 90 minutos com intervalo de 15 minutos
Classificação Etária: Livre
 
SERVIÇO
Brasília
Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos
Datas: 22 (21h), e 23 (20h) de novembro
Preço: 180,00 e 120,00 (inteira)
. 

Nenhum comentário: