5 de set de 2014

CONHEÇA O DUAN WEI - Por Violet Li

Em 2011, durante nossa estada em Chenjiagou, o berço do Tai Chi na China, alguns de nossos professores foram submetidos ao exame para obter o Duan Wei, a certificação do governo Chinês para artes marciais. Durante a preparação para a viagem tivemos dificuldades para achar fontes de informações que nos dessem detalhes sobre o exame. Nesta semana que passou, nossa colega Violet Li publicou um artigo bastante informativo sobre o assunto. Segue abaixo a tradução autorizada desse artigo...


Banca Examinadora do Exame Duan Wei de ABR/2011 - Chenjiagou/China.
"Com frequência ouvimos alguém ser chamado de 'Sifu' ou de 'Mestre' nas artes marciais Chinesas. Mas eles estão realmente à altura do título? Algumas pessoas dizem que aprender Tai Chi é como descascar uma cebola, há uma camada após a outra. Você alguma vez já se perguntou em que 'camada' você está? No sistema de educação ocidental, passamos pelo ensino elementar, pelo ensino fundamental, pelo ensino médio, pela graduação e pela pós-graduação; e é fácil para o aluno saber onde está e definir pra si um objetivo. Em muitas profissões, um padrão é estabelecido e há várias certificações, para cada nível de expertise. Por muito tempo, os praticantes de uma arte marcial Chinesa, assim como entusiastas do Tai Chi, esperavam por um sistema que pudesse avaliar seu nível de habilidade e conhecimento. A novidade é que, após trabalharem num padrão por mais de uma década, o Departamento de Educação Física do governo Chinês completou um sistema de Duan Wei que certifica praticantes, tanto locais como estrangeiros. No dia 12 de agosto passado, Departamento Chinês de Educação Física convocou os representantes dos condados e municípios, das esferas civis e militares, para delinear a forma de promover e fazer cumprir o sistema de Duan Wei.
Professor Kang Ge Wu, presidente da ACW.
No mês passado eu tive a rara oportunidade de entrevistar o professor Kang Ge Wu, presidente da Associação Chinesa de Wushu (Artes Marciais), para entender melhor a importância do sistema Duan Wei e suas características. A fim de garantir um padrão para as Artes Marciais Chinesas, o Departamento Chinês de Educação Física, juntou esforços com a Associação Chinesa de Wushu e outras entidades para projetar o sistema Duan Wei. Isto pode soar como uma tarefa simples, mas que acabou por ser um esforço monumental considerando que há milhares de estilos de artes marciais pertencentes a 129 sistemas marciais, e foi um desafio para categorizar e encontrar um terreno comum para normalizá-los. O trabalho de pesquisa inicial começou em 1998, mas apenas em 2008 a padronização nacional começou a tomar forma. Agora, os principais sistemas de artes marciais - Shaolin, Punho-Longo, Taichi/Taiji, Bagua, Xingyi, Baji, Tongbei, Louva-Deus, Wingchun, Wuzhu, Fanzi e Chuojiao - têm padrões estabelecidos. Independentemente do sistema de artes marciais, eles estão divididos em nove níveis, ou nove Duans. Os candidatos ao Duan Wei precisam mostrar habilidade e conhecimento sobre a arte que pratica. Para os níveis avançados de Duan Wei (sete, oito, e nove), a idade do praticante também é um critério, juntamente com a sua contribuição para a promoção da arte. Você tem que ter mais de 45 anos para se candidatar ao sétimo Duan, mais de 52 anos, para o oitavo Duan, e mais de 60 anos para o nono Duan. 
Para a categoria de Tai Chi Chuan, os estilos Chen tradicional, Yang, Wu-Hao, Wu, Sun e He já têm padrões estabelecidos e pertencem sim ao sistema Duan Wei. Se você pratica algum desses seis estilos autênticos (não uma modificação, nem uma variação simplificada), você pode verificar com o seu professor - ou o professor do seu professor - como fazer para obter a certificação. Na verdade, cada família tradicional do Tai Chi, tem seu próprio processo para obtenção de uma certificação. Você pode obter uma certificação Duan Wei na China ou no exterior, ou dentro de sua organização 'familiar' de Tai Chi. Mas no caso de você não está perto de qualquer das organizações credenciadas, você pode verificar com o Instituto Confúcio. Você pode clicar aqui para localizar um Instituto Confúcio perto de você. O Instituto Confúcio, em alguns países, não só ensina a língua chinesa, mas também pode ensinar Kung Fu. Se o seu Instituto Confúcio local não oferece aulas de artes marciais ainda, o Professor Kang disse que pode-se fazer uma solicitação formal e, havendo interesse suficiente, a associação pode enviar instrutor(es) da China. 
O Sistema de Certificação Duan Wei é uma nova política chinesa designada pelo governo Chinês para melhorar a saúde dos cidadãos e manter um padrão de herança cultural da China. Há um plano de execução de dez anos para garantir que escolas de todos os níveis o implementem. O orçamento será distribuído proporcionalmente para as capitais, províncias, e cidades para promover as artes marciais e realizar os exames do Sistema Duan Wei. Há emblemas com  para diferentes Duan Weis com os respectivos uniformes. Um site oficial informa as regras; os regulamentos; a listas das organizações; divulga as notícias e estatísticas dos rankings; permite o download de formulários e disponibiliza os materiais de treinamento. Fiquei surpresa ao encontrar inclusive a lista de praticantes internacionais que foram certificadas em 2011. Para saber mais sobre o Duan Wei acesse o site da Associação.
Praticantes de Tai Chi certificados com o Duan Wei em ABR/2011 - Chenjiagou/China


 Original: "Know Your Dwan Wei"
Por Violet Li, publicado no site St. Louis Taichi Examiner
Tradução: Soraya Lacerda
Foto 1 e 3: Soraya Lacerda
Foto 2: Violet Li
Outros artigos de Violet traduzidos para o TAOLU, aqui.


.

Nenhum comentário: