13 de mar de 2015

TETSU KOIKE - MINHA EXPERIÊCIA DE 'CALOURO' EM UM SEMINÁRIO DE TAIJIQUAN

Tetsu Koike
No último final de semana de Fevereiro, recebemos novamente em Brasília o Mestre Jan Silberstorff para mais um excelente seminário de Taiji estilo Chen. Todos os professores e vários alunos do TAOLU participaram do evento, com um feedback bastante positivo da experiência. Dentre eles nosso aluno Testu Koike. Tetsu começou a praticar Taiji conosco e é aluno iniciante do nosso Curso de Formação - matriculado na turma Xiaowang - e como todo aluno iniciante ficou em duvida se valia à pena participar do seminário tendo tão pouco tempo de prática.

Após conversar com nossos professores e muito refletir ele decidiu participar do seminário e não se arrependeu! Aqui abaixo ele compartilha conosco o relato de sua experiência e suas impressões...




"Família TAOLU e praticantes de Tai Chi Chuan Brasil a fora, gostaria de compartilhar com vocês um breve relato da minha experiência ao participar do 9º Seminário de Tai Chi estilo Chen​com o Mestre Jan Silberstorff, em Brasília. O seminário foi organizado ​pela WCTA-BR ​ e ​ apoiado pelo TAOLU

Bem, se fosse resumir minha impressão em uma palavra, seria 'espetacular'! Como comecei a aprender Tai Chi há poucos dias, não tinha a mínima ideia do que esperar e de como seria um seminário como esse. Fiquei mesmo na dúvida. Será que eu iria entender alguma coisa? Será que iria me servir no nível básico em que estou? Será que não seria melhor deixar para outra oportunidade? Enfim... mas o que me motivou a participar foi exatamente a chance de ver, ouvir e aprender com um grande Mestre. Essa curiosidade pessoal me fez decidir. E não me decepcionei! Pelo contrário! Ao final do dia, após cinco horas de ensinamentos e prática, tive a certeza de que fiz a melhor opção ao decidir participar. 

Da turma que foi ao seminário no sábado, eu era o único iniciante, mas isso não foi problema ou limitação em momento algum. Mestre Jan possui todas as qualidades que eu imaginava que um Grande Mestre teria: vasta experiência, conhecimento profundo da filosofia e da arte a qual se dedica, uma didática excepcional e, se não bastasse, uma paciência de Jó, ou melhor, de 'Jan', com os alunos. Isso foi fundamental, pois me senti realmente à vontade ao lado dos colegas com nível muito avançado e que já sabiam realizar todos os movimentos com precisão. 

Fizemos a Laojia Yilu - suas primeiras duas partes -, com um nível de detalhe realmente profundo, pois o Mestre Jan explicou de diferentes formas - com exemplos e total domínio teórico - o que realmente está por trás de cada postura, de cada movimento da Laojia: porque as posições dos ombros, quadris, mãos e pés são tão importantes; como a energia flui através de seu corpo e como seu corpo se comporta ao realizar os movimentos; quais as diferenças entre um mestre e um aprendiz, e entre uma simples cenografia de movimentos e o verdadeiro movimento de Tai Chi; porque se diz que Tai Chi é meditação em altíssimo grau, associada a movimentos ao mesmo tempo suaves e muito poderosos. 

Enfim, conhecimento puro de filosofia chinesa, demonstrado na prática. Confesso que nem vi a hora passar e até meio que lamentava os intervalos, pois quando se aquece e se começa a praticar, só dá vontade de continuar mesmo. Mas foi justamente nos intervalos que Mestre Jan explicou detalhadamente porque devemos prestar muito mais atenção aos movimentos internos do que aos movimentos externos do Tai Chi que, com o tempo, tornam-se mais naturais para o praticante, desde que os fundamentos sejam preservados. 

Estou bem animado e ainda mais motivado para colocar tudo isso em prática nas aulas. Valeu demais! E concluo dizendo o seguinte: na próxima oportunidade, caso você esteja ainda em dúvida, só há uma maneira de dissipá-la e é participando do seminário, vendo, ouvindo, praticando. Tenha essa experiência primeiro e tire suas próprias conclusões depois. Tai Chi Chuan é tudo de bom!"
Tetsu Koike é aluno da Turma Xiaowang (ano 1) 
do Curso de Formação em Taijiquan do TAOLU
.

Nenhum comentário: